A aromaterapia, por Ervanária Almeé

A aromaterapia, por Ervanária Almeé

A AROMATERAPIA

O olfato tem características tanto fisiológicas quanto psicológicas e isso acontece porque o nosso sistema olfativo é ligado ao cérebro pelo sistema límbico.

Cheiro tem relação direta com as emoções, a memória, ao comportamento sexual e ao humor.

Conheça o sistema límbico:
O sistema límbico é formado por neurônios ele possui várias estruturas e cada uma delas tem suas funções
.
HIPOTÁLAMO
O tamanho desta estrutura é menor do que um grão de ervilha, representando menos de 1% do tamanho do cérebro, tem como função regular o sono, a libido, o apetite, e a temperatura corporal fazendo o sangue resfriar.
.
CORPOS MAMILARES
Se relaciona com o Hipotálamo, tem função de regular os reflexos alimentares do homem, a deglutição e o desejo por algum alimento delicioso.

TÁLAMO
Se encontra nos dois lados do cérebro, é responsável pelos quatro sentidos do homem, e também é responsável pela sensação de dor, quente ou frio, pressão de um ambiente nos ouvidos.
.
GIRO CINGULADO
Adjacência do Tálamo, estimular esse local com algum medicamento ou problema psicológico pode causar alucinações, alterações das emoções, estrutura que causa grande interesse aos neuropsicológicos, além de controlar o poder do olfato e visão
.
AMÍGDALA
O cérebro possui duas amígdalas está localizada no lobo temporal ambos os lados, responsável pela sensação de perigo, medo e ansiedade.
.
HIPOCAMPO
Está localizado no lobo temporal, tem função pela memória recente, quando uma pessoa tem acesso a uma memória recente o hipocampo faz com que o metabolismo aumente o fluxo sanguíneo. .
(Do site Portal da Educação)

Por isso, qualquer fragrância pode ser mística e mudar seu dia, seu humor, seu modo de ver aquele momento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.